Photoshop: Recortando Renders - Calculations

Foto por Myrlene NUMA

Boa tarde, pessoal! Espero que estejam todos ok, hoje não fui no serviço pois mais tarde farei uma entrevista em uma escola sobre um curso que ganhei, vou ver se vai compensar fazê-lo, já que não estou estudando. O curso é relacionado a blogs e lojas virtuais, quem sabe eu trago umas dicas pra vocês, né? haha

Hoje trouxe mais um tutorial de como recortar pngs, esse não envolve nenhum tipo de ferramenta de seleção, acho ele bem útil principalmente para recortar cabelos e deixar coisas com transparência onde há necessidade. Só que é mais um tutorial que precisa de dedicação e paciência, mas quem fizer tudo direitinho, vai ver que o resultado sai bem legal. Eu tenho meu PS em inglês, mas estou deixando a tradução das ferramentas entre os "(" e ")" para quem tiver o PS em PT-BR e não souber traduzir.

* Antes escolha uma imagem que tenha um fundo com uma cor só, de preferência com fundo claro. Por que? Porque para fazermos o recorte, o programa detectará que a parte que não será recortada será a parte com tons escuros (preto e cinza bem escuro - para a transparência, se houver). Então a parte branca, cinza claro vai ter que dar adeus da imagem.

Eu escolhi essa aqui da Ga In (BEG):



1) Em Layers (Camadas)do lado vai ter uma aba com o nome de Channels (Canais). Clique e você vai ver que vão aparecer quatro canais de imagem: RGB, Red, Green e Blue. Selecione um deles, sua imagem vai ficar em preto e branco Você precisa selecionar um deles em que sua imagem se contraste mais com o fundo: o fundo precisa ficar branco e a imagem da modelo precisa ficar preta.

1


2) Depois que escolher uma das três (caso sua imagem já seja em p&b não terá diferença, pois não existem os compostos RGB para darem cor), vá em Image (Imagem)» Calculations (Cálculos). Na aba que aparecer, em Channel (Canal), deixe com Alpha 1 (Alfa 1).

2


3) Vá em Image (Imagem) » Adjusts (Ajustes) » Levels (Níveis). Essa é a caixa de níveis, os níveis vão ajudar em contrastar mais o fundo da modelo, só que tenha cuidado: não deixe a modelo totalmente preta por aqui/ fundo totalmente branco, pois além dos contornos ficarem errados, se a imagem tiver transparência (de roupas, óculos e qualquer outra coisa) não vai aparecer e se o fundo não for totalmente branco, ele vai se juntar à imagem da modelo a ser recortada. Portanto, escureça somente um pouco.

3


4) Agora vem a parte mais legal de todas (só que não): Selecione a ferramenta Brush Tool (B) [Pincel] , na caixinha de cores, selecione a cor preta (#000000) e pinte toda a sua imagem, obviamente, respeitando as transparencias, cabelos e etc, e se o fundo tiver algum degradezinho ou algo que queira retirar, pinte-o de branco (#ffffff).

4


5) Precisamos agora inverter as cores da imagem para a seleção, para fazer isso aperte CTRL+I.

5


6) Feito isso, volte na aba de Channels (Canais) desmarque a opção Alpha e marque a opção RGB. Vá em Select (Selecionar) » Load Selection (Carregar Seleção) e em Channel (Canais), marque Alpha 1 (Alfa 1) para pegar a seleção a partir desse canal.

6


7) Com a imagem selecionada, você pode duplicar a camada (CTRL+J) e apagar a camada de baixo ou então copiar a imagem selecionada (CTRL+C), abrir um novo documento(File [Arquivo] » New [Novo]) com o background (fundo) transparente e colar com CTRL+V, e salvar.

Resultado final:



Espero que vocês tenham gostado, eu vi esse tutorial no facebook (video aula no YT) créditos ao Estúdio Pirata.

Beijos